Ultiimas:

Comunidade Nossa Senhora das Dores

No ano de 1985, Pe. Sabino designou a Agente de Pastoral Raimunda Maquiné para assumir a coordenação da Diaconia 6 (atual 29). Ray formou sua equipe com Elcilene Costa da Silva, que tinha terminado o curso de Crisma, Élson Brito e Ozenir Xavier do Nascimento. Logo depois também, começaram a fazer parte da equipe: Dulcineia Nascimento, Adelanger Alves de Souza, e Wanderlane Alves de Souza, que também tinha concluído o curso de Crisma. O trabalho foi um dos mais difíceis que a coordenadora enfrentou, porém, foi muito importante o acolhimento da família Gurgel, que morava naquela área, Sr. Serafim Silva e dona Irene Gurgel da Silva. Os círculos Bíblicos passaram a ser na casa desta acolhedora família. Seus filhos mais novos entraram para o curso de crisma e o mais velho Antônio Gurgel da Silva começou a coordenar o Grupo de Jovens.
Depois, Maria de Fátima Gurgel passou a ser Agente de Pastoral, bem como Leda e Manuel Gurgel. A catequese de Primeira Eucaristia e Perseverança era feita na escolinha da Mara Conceição Borges de Souza. Também foi logo implantado o Dízimo. No dia em que era preciso fazer reunião da equipe de serviço, sentia-se muita dificuldade em encontrar local, pois não existia quintal e as casas na verdade eram pequenos cubículos de dois compartimentos. Por isso, a Coordenadora pensou na possibilidade de comprar uma pequena área para fazer um local de encontros. Pediu ao Antonio Gurgel que procurasse um local para ser comprado. Foi encontrado um local e Ray conversou com o Pe. Sabino. Ele deu uma parte do dinheiro e a Equipe arrecadou a outra parte. Compraram a área e partiram para a construção.
O Agente de Pastoral Elson foi muito importante na construção da capela pelo fato de ser homem. Como a Diaconia não tinha dinheiro e o carro não descia até o local, ele carregava as tábuas quase sozinho. Foi muito difícil a construção. Nesse período a família Gurgel já havia se mudado para a Cidade Nova e, na ocasião, trabalhava só a equipe que, na sua maioria, era constituída de mulheres. Foi tão difícil e demandou tanto sofrimento que Élson deu o nome da padroeira da Diaconia: NOSSA SENHORA DAS DORES. Em 1991, Ray saiu da Diaconia, pois tinha se mudado do bairro e ia ter seu terceiro filho, deixando a coordenação para Élson Brito.
Foram também coordenadores da Diaconia 29, Nonato Rebouças (Nonatão) e Marco Antônio Cardoso (hoje padre da Arquidiocese de Manaus). Este último, já na condição de seminarista, atuou na comunidade por volta de 1994, permanecendo até 1996.
Na metade da década de 90, em torno de 1996. Rita Rocha -  até então Agente Pastoral da Diaconia 10 – assumiu a coordenação da Diaconia com a responsabilidade de animar o trabalho pastoral naquela área. Por esse período, a prefeitura de Manaus iniciou a drenagem do igarapé que corta a comunidade, gerando a necessidade de retirada da capela de madeira e negociação quanto à cessão de outro local, onde se pudesse edificar uma nova capela.
A nova capela foi construída em alvenaria, ás margens do igarapé (o “rip-rap”, como é conhecido), com recursos da Paróquia e a doação de moradores. Muitos doaram tijolos, areia e outros materiais enquanto a Paróquia responsabilizou-se pelo pagamento da mão de obra, estrutura metálica e a compra de portas e janelas. Já por volta dos anos 2000, foi realizada a inauguração da capela, mesmo sem piso.
A partir daí, Rita Rocha começou a solicitar doações de várias pessoas, que nem pertenciam à Paróquia, para a construção do piso, pintura e edificação do altar. Em meados dos anos 2000, foi feita uma reinauguração, em função da conclusão dessa nova etapa.
A Diaconia viveu bons períodos com o funcionamento das catequeses de 1ª Eucaristia e Crisma – que conseguiram envolver muitas pessoas – bem como das visitas da Pastoral do Dízimo, da realização dos encontros Ser Igreja no Novo Milênio e cultos da Palavra. Contudo, a partir de 2005, as dificuldades se ornaram maiores, em função da saída de alguns Agentes de Pastoral e dos problemas de saúde enfrentados pela coordenadora.
Em 2009 assumiram a coordenação da Diaconia 29: Antonio de Oliveira Nicácio e Élson de Souza, com a ajuda da Agente Pastoral Maria Helena Barreto da Silva.
A origem desta Diaconia deve-se a necessidade de abranger a comunidade católica fronteiriça à São Francisco e São Sebastião, numa das realidades mais distintas do bairro de Petrópolis em face ao igarapé que divide os bairros. Destacamos abaixo alguns desafios encontrados em nossa coordenação nesse período de quase dois anos (2010 e metade de 2011).
- Área de alagação, com alguns casebres construídos no leito do igarapé (denominado igarapé da Cachoeirinha), alguns com um cômodo apenas para várias pessoas, facilitando a promiscuidade;
- Alto índice de violência, em face dos vários bares e das bocas-de-fumo que o povo não denuncia por medo de represálias, gerando uma estatística negativa de uma morte de jovens/ adultos a cada semana no mês em que assumimos a comunidade;
- Uma incipiente participação dos católicos em vista dos pouquíssimos agentes de evangelização que assumiram a missão, com destaque para a Senhora Helena, até então o esteio da Diaconia;
- Uma recorrente justificativa das pessoas de sua não participação é de que a capela está sempre fechada.
Diante do exposto, algumas providencias tomadas na tentativa de congregar o povo católico:
- Celebração de Missas pelo menos uma vez por mês e a realização de Culto da Palavra em conjunto com a comunidade Nossa Senhora das Graças (Diaconia 6), sendo uma semana em cada Diaconia;
- Reativação dos encontros Ser Igreja no Novo Milênio/ campanha da Fraternidade/ Páscoa/ Mês Mariano/ Natal em Família, etc. às quintas-feiras, inclusive abrindo a capela 3 noites por semana (preparação para Pentecostes);
- Início da Catequese Familiar, sob a coordenação das senhoras Laurinda e Helena;
- Utilização de carro som (alugado) para convidar o povo para as Missas e as doações de sucos, etc;
- Levantamento para doações de comidas do Arraial de São Pedro, com grande participação até dos católicos que não costumam participar dos encontros comunitários;
- Participação das famílias MAIS carentes para a recepção de cestas básicas no dia de Natal (Campanha Natal Solidário) e a respectiva entrega às mesmas;
- Participação, mesmo que tímida, das famílias na doação ao Natal Solidário;
- Início do processo de conscientização dos moradores para reivindicação do PROSAMIM (Programa de Saneamento dos Igarapés de Manaus) nos bairros de Petrópolis, São Sebastião e São Francisco, com a decisiva participação da Cáritas Arquidiocesana, representada por Marcus Roberto, da Associação de Moradores da comunidade. Tal organização trouxe à presença da comunidade a Secretaria de Infraestrutura do Estado, que assumiu publicamente o compromisso de lutar para incluir nessa reivindicação no projeto do Governo Estadual. Existe uma equipe responsável pela articulação com os moradores, que se reúnem periodicamente nesta capela para avaliar e planejar os passos;
- Do ponto de vista patrimonial, recebemos a capela Nossa Senhora das Dores construída, com reboco em alvenaria, piso com cerâmica e telhas de alumínio industrial sobre estrutura de ferro. As rachaduras evidentes decorrem, provavelmente, da movimentação do solo onde foi construída a capela. Anos atrás, ainda sob a coordenação de Sra. Rita, um micro-ônibus chocou-se com a parede. Em seguida relacionamos os bens materiais existentes: 32 (trinta de duas) cadeiras escolares (nem todas em boas condições), 06(seis) bancos, 1(uma) cruz de madeira, 1 (um) ambão, 1(uma) mesa de altar, 1(uma) mesa pequena, 1(uma) cadeira, 2(dois) quadros, 1(uma) imagem de Nossa Senhora das Dores, 2 (duas) toalhas grandes, 1(uma) toalha do ambão, 1 (uma) bacia de alumínio, 1(uma) jarra de vídeo, 1(um) castiçal, 1(uma)Bíblia, 1 (uma) caixa de som, 1(um) DVD Player, 18 (dezoito) folhas de PVC Branco, 2(dois) vasos de flores e 10(dez) caixas de cerâmica.
- Não temos água encanada;
- As contas de energia elétrica não estavam sendo entregues à Dona Helena nem à coordenação, motivo pelo qual foi gerada uma dívida no nome da Senhora Helena, visto que a amazonas Energia não admitiu, à época, fazer instalação em nome da Paróquia face a ausência de documentação do local. Por conta disso, foi retirado o aparelho medidor de energia par análise, mas garantimos que desconhecemos a existência de “gato”. Os técnicos deixaram a ligação direta com o poste e solicitaram em alguns ajustes para devolução do medidor. Até o final de dezembro deste ano, o coordenador Elno e a Senhora Helena estarão regularizando a situação junto a concessionária, a fim de não deixarmos pendencia para a nova coordenação.
Por esta Diaconia encontrar-se distante da sede da paróquia e haja vista a proximidade da Área Missionária Santa Catarina de Sena, o Pároco Pe. Hudson propõe para o atual pároco coordenador desta referida área Frei Juraci Estevam de Sousa agregação desta comunidade a área Santa Catarina de Sena.
A entrega da comunidade foi realizada no mês de Novembro de 2011, portanto, no dia 08/01/2013 que se deu a oficialização da passagem da mesma. Realizou-se Missa na Área em frente à capela da comunidade com o Pároco Frei Juraci estevam e o Vigário Frei Duvan Tambarquino Vargas. Missa única para a Área Missionária em que diversos membros das seis outras comunidades e movimentos estiveram representadas. A partir desta data foi constituída uma nova coordenação composta por: Coordenador: benedito Gomes dos Santos; Vice Coordenador: Neila Gomes dos Santos; Tesoureira: Alice Oliveira Martins; Secretária: Leandra e 2ª Secretaria: Sandra Maria Paixão.
Agora a Diaconia 29 da Paróquia São Pedro apóstolo, torna-se comunidade Nossa Senhora das Dores da Área Missionária santa Catarina de Sena.
Nesse primeiro ano de atividades, o envolvimento da área foi fundamental para a reorganização das pastorais. De janeiro até março, foram as comunidades que ficaram responsáveis pelas celebrações até a formação da Pastoral de Liturgia, Dízimo e Sacramental, com apoio ainda mais direto das irmãs Salesianas e Movimento Santíssima Trindade. Especialmente na Semana Santa quando ocorreram todas as celebrações na comunidade e a Paixão de Cristo, junto com a comunidade São Sebastião.
O primeiro Batismo foi realizado no dia 05 de Maio de 2012 com a participação de quinze crianças. Neste mesmo mês homenageamos as mães com sorteio de vários brindes e um delicioso lanche de confraternização. Realizamos a Celebração de Coroação de Nossa Senhora. Em junho iniciou a catequese de dezoito adultos na casa de dona Neuza Neves Viana Filho, na Rua 01.
Neste ano participamos do Arraial das Comunidades, visando o entrosamento com as demais comunidades da Área que se fizeram ainda timidamente presentes ao evento.
Em Agosto realizamos o encontro de jovens da área na comunidade, com participação da banda “Pirados por Jesus”, porém, ainda a desejar em relação a participação dos jovens da comunidade anfitriã. A partir desse evento, nossos jovens começaram a participar da comissão da JMJ.
Estivemos presentes no Pré - Grito dos Excluídos, responsáveis pela acolhida, na praça de Petrópolis e no Grito dos Excluídos com toda a Área, na Arquidiocese.
Em Setembro realizamos o novenário com a participação das comunidades e apoio mais direto do grupo da Legião de Maria, encerrando dia 14 de Setembro com um casamento comunitário. Tivemos ainda uma noite de arraial na área em frente a capela da igreja, com animação da Banda “Pirados por Jesus”, do bairro Redenção, que mesmo sem palco e com um equipamento de som de qualidade a desejar, garantiu a diversão dos presentes com louvores juvenis. No dia 15 realizamos a Procissão em honra a padroeira, com as comunidades auxiliando na organização e execução da celebração também.
A comunidade realizou Miniassembleia para avaliação das atividades propostas e concluídas no ano, bem como projetar o planejamento para o ano seguinte.
Em 2013 avançamos com a realização de Novenas na comunidade e Missa nas casas, embora que na maioria das vezes, o convite ainda parte por conta da coordenação para celebrar nas casas e não dos fiéis solicitando a missa em sua residência, como almejamos.
Ainda ouve representações da comunidade:
Nas formações da Área;
Novena de Pentecostes;
Mutirão do Dízimo;
Campanha da Fraternidade;
Cerco de Jericó;
Preparação para a Semana Santa;
Participação efetiva na Semana Missionária;
Preparação para as Santas Missões Populares;
Encontro com os dizimistas;
Noite de Espiritualidade;
Casamento comunitário;
Batizados regulares;
Participação no Pré -grito dos excluídos;
Planejamento das festividades;
Motivação para os jovens participarem da Jornada Mundial da Juventude;
Mudança do horário das celebrações para às 19h00 aos Sábados e terças-feiras, não mais ás 18h00 como até o final deste ano, considerando os fiéis em potencial, em transito do trabalho para a capela.
Aclamação da nova equipe de coordenação da comunidade, bem como ocorreu em todas as demais seis comunidades que atualmente compõe a Área Missionária Santa Catarina de Sena. A coordenação para o biênio 2014-2015 Conta com Ronaldo de Matos Viana, na coordenação geral; Maria Ivanice Carapuna da Mota, na Vice coordenação; Kerolayne Barreto Moraes como 1ª Tesoureira; Iolace Rodrigues de Lima, como 2º Tesoureiro; Elder Souza dos Santos, 1º Secretário e Ana Maria mendes Tenório, 2ª Secretária. A equipe assume motivada a dar continuidade ao Plano Pastoral da Arquidiocese de Manaus com foco nas pessoas, na comunidade e na sociedade. Envolvendo os excluídos para caminharmos juntos, alimentando a Pastoral Sacramental, Pastoral do Dízimo e estimulando a Juventude.
Para tanto realizamos Palestra na comunidade esclarecendo o Tema e Lema da Campanha da Fraternidade, quando inclusive, sediamos a abertura oficial da Campanha na Área Missionária; Ofertamos aferição de pressão arterial e glicose, com diálogo instrutivo; Melhoramos a acolhida e a comunicação interna e externa com membros de outras comunidades inclusive recorrendo à participação nas mídias sociais. Participamos ativamente nos novenários, arraiais, procissões e missas das demais comunidades bem como estimulamos participarem conosco em Setembro nos festejos de nossa Padroeira. Participamos do Retiro da Liturgia da área e do Arraial das comunidades.
Paralelo a estas atividades, seguimos com os Batismos regulares; Catequese infantil e adulto; novos membros na Pastoral da Liturgia auxiliando na Leitura, Canto e percussão; acolhida; representação na coordenação pastoral da Área; pequenas reformas onde otimizou-se o espaço de depósito atrás do banheiro disponível aos fiéis; troca da pintura da região do altar; Aquisição de Banner Campanha da Fraternidade 2014 e banner Denuncie 180; Aquisição de faixa “Sejam bem vindos a comunidade Nossa Senhora das Dores”; Aquisição de bens como doação: Uma Cruz, um ventilador de mesa, um retroprojetor de slides (requer manutenção); Uma Bíblia; Um fogão industrial.
  Inauguramos cinco Núcleos Missionários, como Setor Missionário Nossa Senhora das Dores, nas Santas Missões Populares, visando fomentar as CEB´s, com estudo do Evangelho de Mateus, participação no retiro missionário.
  A mini assembleia avaliativa 2014 está prevista para dia 30/08/14 às 08h00 em local a definir.
Pretendemos fortalecer as pastorais existentes;
Implantar efetivamente a pastoral da pessoa idosa;
Implementar a pastoral social;
Realizar visita aos enfermos;
Realizar novena de Natal nas casas;
Aumentar a adesão a noite de espiritualidade na primeira quinta feira de cada mês;
Estimular a reza do terço dos homens na comunidade;
Trazer para a comunidade palestras de AA e NA, visando aproximar-se da curiosidade dos jovens dependentes do entorno.