Ultiimas:

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO!


0 comentários:

Papa institui Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação


A data é comemorada desde 1970 pela Igreja Ortodoxa com o objetivo de agradecer o dom da criação. Em carta, o papa Francisco expressou desejo de, também, instituir o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, em 1º de setembro, assim como celebrado pelos ortodoxos.
O pedido foi enviado aos cardeais Peter Kodwo Appiah Turkson, presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Na encíclica “Laudato Si”, o papa tem ressaltado as preocupações com o futuro da criação.
O Dia de Oração pelo Cuidado da Criação na Igreja Católica será celebrado, todos os anos, pelas comunidades, paróquias e dioceses; sendo oportunidade de agradecer a obra da criação e refletir sobre os ataques cometidos contra o mundo. Para Francisco, a data favorecerá o testemunho e comunhão com os ortodoxos e o patriarca ecumênico Bartolomeu I.
“Como cristãos, queremos oferecer a nossa contribuição para a superação da crise ecológica que a humanidade está vivendo. Por isso devemos, antes de tudo, buscar no nosso rico patrimônio espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, lembrando sempre que para aqueles que creem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós...”, disse o papa na carta que instituiu a data.  
Agradecer pela criação
Na mensagem, Francisco pede que o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação seja inserido nas atividades das Comissões Justiça e Paz das Conferências Episcopais, bem como dos Organismos nacionais e internacionais comprometidos no âmbito ecológico. O papa assinala a responsabilidade do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz em implementar iniciativas de promoção e de animação para que esta celebração, possibilite momento de oração, reflexão e conversão.
“Anualmente, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação oferecerá a cada fiel e às comunidades a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado, invocando a sua ajuda para a proteção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos”, explicou o papa.

Fonte: CNBB

0 comentários:

VIDEO DE ENCERRAMENTO DA GSM - MELHORES MOMENTOS

 EMOCIONANTE!!!

0 comentários:

Mensagem das SMP de Nosso Pastor D.Sergio Castriani e Missionário Pedro Facci -A missão continua....



0 comentários:

Vocação: Um chamado para além de si mesmo

Convidamos você a participar deste Encontro, Pois Jesus tem um Chamado especial para você!

Por escutar uma voz que disse que faltava gente pra semear, deixei meu lar e sai sorrindo e assobiando pra não chorar, fui me alistar entre os operários que deixam tudo pra te levar e fui lutar por um mundo novo, não tenho lar , mais ganhei um povo..  Sou cidadão do infinito! ....Padre Zezinho
Em um determinado momento da vida nasce uma pergunta que nem sempre é fácil responder: Qual é a minha vocação? O que eu quero da minha vida? Na maioria das vezes a resposta vem no silêncio da escolha que se constrói a cada momento. Toda escolha tem consequência; e não tem como fugir.
 Mas, vocação não é só questão de escolha e sim de chamado. Sentir-se chamado significa ter uma missão, entendida não somente no sentido religioso. Missão é lutar pelos objetivos que se acredita sem olhar os resultados. Aonde se quer chegar é mais importante do que os resultados imediatos. O imediatismo muitas vezes leva para frustrações. Por isso que vocação vem acompanhada de aptidão, fé e gosto pela missão, por aquilo que se faz, e não só pelos efeitos que se possa medir.
Este ano o papa Francisco, na sua mensagem para o dia mundial das vocações, afirma: “Na raiz de cada vocação cristã, há este movimento fundamental da experiência de fé: crer significa deixar-se a si mesmo, sair da comodidade e rigidez do próprio eu para centrar a nossa vida em Jesus Cristo; abandonar como Abraão a própria terra pondo-se confiadamente a caminho, sabendo que Deus indicará a estrada para a nova terra. Esta ‘saída’ não deve ser entendida como um desprezo da própria vida, do próprio sentir, da própria humanidade; pelo contrário, quem se põe a caminho no seguimento de Cristo encontra a vida em abundância, colocando tudo de si à disposição de Deus e do seu Reino”.
“Todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna” (Mt 19, 29). O papa Francisco também diz: “Tudo isto tem a sua raiz mais profunda no amor. De fato, a vocação cristã é, antes de mais nada, uma chamada de amor que atrai e reenvia para além de si mesmo, descentraliza a pessoa, provoca um êxodo permanente do eu fechado em si mesmo para a sua libertação no dom de si. Esta dinâmica do êxodo diz respeito não só à pessoa chamada, mas também à toda atividade evangelizadora, e ao ser cristão no mundo. A atitude de saída, estar sempre ‘fora de si’ ou seja não preocupado consigo mesmo, faz com a vida se alarga para além dos horizontes dos próprios desejos e ideias pessoais, da própria estrutura e ir ao encontro daqueles que mais precisam e compadecer-se de suas feridas”.
O papa ainda continua com sua sabedoria: “Deus sai de Si mesmo numa dinâmica trinitária de amor, dá-Se conta da miséria do seu povo e intervém para o libertar. A Virgem Maria, modelo de toda a vocação, não teve medo de pronunciar o seu ‘sim’ à chamada do Senhor. Ela acompanha-nos e guia-nos. A Ela nos dirigimos pedindo para estarmos plenamente disponíveis ao desígnio que Deus tem para cada um de nós; para crescer em nós o desejo de sair e caminhar, com solicitude, ao encontro dos outros (cf. Lc 1, 39). A Virgem Mãe nos proteja e interceda por todos nós”, por todos os presbíteros e missionários que pronta e generosamente ouviram o chamado e responderam.
Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá (PR)
Fonte: CNBB 



0 comentários:

Missa em Honra de São Tarcísio! VIVA!

Participe conosco da Santa Missa em Honra de São Tarcísio,  
Padroeiro dos Coroinhas e Acólitos
Será organizada pelos Coroinhas da Área Missionária Santa Catarina de Sena!

São Tarcísio, rogai por nossos coroinhas! e por cada um de nós! amém.

0 comentários:

Paz e Bem irmãos e irmãs!

Estamos em Festa! Festa de Santa Clara de Assis, nossa Padroeira!
E logo mais as 17:00h, estaremos nos concentrando na praça do Colégio Polivalente para sairmos em procissão às 18:00h junto com a comunidade em direção à Igreja Santa Clara e convidamos as comunidades irmãs da Area Missionária Santa Catarina de Sena  e o povo em geral para participar conosco desse grande momento em nossa comunidade. 
(Altemar Gama - Coordenador da Comunidade Santa Clara)
 VIVA SANTA CLARA ! 
VIVA A NOSSA PADROEIRA
  

SANTA CLARA - PROTETORA DA TELEVISÃO!
Era a noite de Natal, em que a humanidade inteira comemora com os anjos o nascimento do Menino de Belém, quando todas as Irmãs foram para a Capela do Mosteiro, a fim de rezar a oração das Matinas. Por isso, Santa Clara permaneceu sozinha, no seu leito, já que se encontrava doente nesta ocasião e não podia acompanhar a Comunidade até a Capela.
Por isso, Clara começou a meditar e a falar com o pequenino Jesus, visto que sofria por não ter podido participar dos louvores divinos: – “Senhor meu Deus, deixaram-me aqui sozinha”. Então, eis que de repente, começou ressoar em seus ouvidos o maravilhoso conserto que estava acontecendo na igreja de São Francisco. Clara escutava com muita alegria os irmãos, os frades, salmodiando o Ofício Divino, inclusive ouvindo até o som dos instrumentos musicais. Se não fosse por uma intervenção divina, seria impossível que Santa Clara pudesse ouvir tais sons, pois o lugar não era tão próximo assim do Mosteiro. Tal prodígio só era possível se a solenidade tivesse sido amplificada de forma divina ou se o ouvido da santa tivesse sido reforçado na sua audição de um modo sobre-humano. Ainda mais fenomenal foi o fato de Santa Clara, além de ouvir, ver o próprio presépio do Senhor e assistir à Santa Missa meia-noite, que se seguiu após o canto dos salmos.
Quando as Irmãs foram ver Santa Clara de manhã no seu leito, ela lhes falou: – “Bendito seja o Senhor Jesus Cristo, que não me deixou aqui abandonada, sozinha, quando vocês me abandonaram. Escutei, por graça do Senhor, toda a solenidade celebrada esta noite na igreja de São Francisco e lá estive presente, recebendo até a santa comunhão. Agradecei comigo a Nosso Senhor Jesus Cristo, por tal graça a mim concedida”.
Por causa deste fato tão espantoso, o Papa Pio XII declarou Santa Clara padroeira da televisão em 1958.
Clique em comentários e deixe os seus pedidos de orações. Seja bem vindo, caminhe pelo nosso blog!
Oração: Minha querida Santa clara, que seguistes de perto São Francisco, na vida de pobreza e no amor a Deus e ao próximo, olhai carinhosa para o mundo de hoje, tão necessitado de vossa proteção. Ouvi meu pedido e concedei-me a graça que vos peço, com confiança. Como verdadeiro necessitado, rogo-vos que me alcanceis de Cristo a saúde espiritual e corporal, para mim e meus familiares. Sobretudo peço vossa ajuda para o problema que me aflige… (coloca-se aqui a necessidade). Atendei-me, Santa Clara, pela força que tendes junto a Deus e pela fé que me faz buscar vossa proteção. Amém.
Bênção de Santa Clara
O senhor vos abençoe e vos guarde. Mostre-vos a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz! O senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.Amém.
Clique aqui em Santo do Dia e saiba mais sobre a vida de Santa Clara de Assis.
Santa Clara de Assis rogai por nós!
Minha benção fraterna.

Fonte: Padre Luizinho, Comunidade  Canção Nova.



0 comentários:

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações!

Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja. Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi …” (Jo 15,16)
Instituído na 19ª Assembléia Geral da CNBB em 1981, o Mês Vocacional tem como objetivos conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. Presente na maioria das paróquias, a Pastoral Vocacional tem buscado celebrar este mês com animação e criatividade tendo sempre por fim suscitar novas vocações.
Durante o mês cada domingo é reservado para a reflexão e celebração de uma determinada vocação
Primeiro Domingo – Vocações Sacerdotais – Dia do Padre  
O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.
Segundo Domingo – Vocação Familiar – Dia dos Pais
Neste  domingo  celebramos a  vocação  da família na pessoa do pai.   Em  tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade  como  um  todo. A família  é chamada por  Deus a ser  testemunha  do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação.
O Pai na família é fundamental. Seu papel de educador, em colaboração com a mãe, é um dos pilares da unidade e bem estar familiar cujos frutos são filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão. O pai é representante legítimo de Deus perante os filhos e é sua missão conduzi-los nos caminhos de Cristo, da verdade, da justiça e da paz. Cabe aos pais que o amor, compaixão e harmonia reinem no lar.
Terceiro Domingo – Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa
No terceiro domingo do mês vocacional, a Igreja lembra dos religiosos. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho.
Perseverantes, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e das obras de caridade. Com sua vida consagrada, eles demonstram que a vida evangélica é plenamente possível de ser vivida, mesmo em mundo excessivamente material e consumista. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor.
Quarto Domingo – Vocações Leigas – Dia dos Ministérios Leigos
Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.
Ser leigo atuante é ter  consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a  caminhada  e  o  crescimento  das comunidades rumo a Pátria Celeste.. Assumir  esta vocação  é doar-se  pelo Evangelho  e  estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.
Dia do Catequista
Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

www.catequistalucimar.blogspot.com.br


0 comentários:

IV ARRAIAL DAS COMUNIDADES


Vem aí o ARRAIAL DAS COMUNIDADES: SÃO SEBASTIÃO, SÃO BENEDITO, SÃO PAULO APÓSTOLO, SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, SANTA CLARA, NOSSA SENHORA DAS DORES E SANTA CATARINA DE SENA! Momento de Unidade da Área Missionária!

Não Percam!

0 comentários:

CNBB promove encontro com novos bispos

Os 13 bispos nomeados pelo papa Francisco entre o mês de agosto de 2014 e maio deste ano participarão, de 10 a 14 de agosto, em Brasília (DF), do Encontro de Novos Bispos. Esta é a 26ª edição do evento, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A programação conta com formação, visitas e conhecimento da estrutura do secretariado da CNBB. A missão do bispo, questões de Direito Canônico, liturgia do ministério episcopal, visitas pastorais, solidariedade e partilha e as perspectivas das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), presentes no Documento 102 da CNBB, são alguns elementos do eixo formativo do encontro.
No dia 12, haverá encontro dos novos bispos com os assessores da CNBB. Na ocasião, será apresentada a estrutura e o funcionamento das Comissões Episcopais e da sede do secretariado da Conferência.
Os bispos também farão visitas durante sua estadia em Brasília. No roteiro, está prevista uma passagem pela Nunciatura Apostólica no Brasil, onde encontrarão o representante da Santa Sé no país, dom Giovanni D’Aniello. Os prelados também irão às sedes das Pontifícias Obras Missionárias (POM), do Centro Cultural Missionário (CCM) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Também visitarão o Congresso Nacional.
Saiba quais foram os novos bispos nomeados pelo papa Francisco e ordenados desde agosto de 2014:
Dom Adelar Baruffi - Bispo de Cruz Alta (RS)
Dom Adolfo Zon Pereira - Bispo Coadjutor de Alto Solimões (AM)
Dom Antônio Tourinho Neto - Bispo Auxiliar de Olinda/Recife (PE)
Dom Devair Araújo da Fonseca  - Bispo Auxiliar de São Paulo (SP)
Dom Edson José Oriolo dos Santos - Bispo da Auxiliar de Belo Horizonte (MG)
Dom Eduardo Vieira dos Santos - Bispo Auxiliar em São Paulo (SP)
Dom Janusz Marian Danecki - Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS)
Dom José Aristeu Vieira - Bispo de Luz (MG)
Dom Leomar Antônio Brustolin - Bispo Auxiliar em Porto Alegre (RS)
Dom Levi Bonatto - Bispo Auxiliar de Goiânia (GO)
Dom Luiz Gonçalves Knupp - Bispo de Três Lagoas (MS)
Dom Onécimo Alberton - Bispo de Rio do Sul (SC)
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza - Bispo de Garanhuns (PE)

Fonte: cnbb.org.br

0 comentários: